sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Isso é multiculturalidade


O bom de se estar numa universidade européia é poder conviver com pessoas do mundo todo.

Na primeira reunião que fui, encontrei um retrato da realidade coimbrense: uma mistura de várias cores, nacionalidades e culturas. Existem alunos espanhóis, com a pele bronzeada; italianos, reconhecidos pela forte entonação da voz; nórdicos, em geral, com a pele super clara e os olhos azuis; africanos, da Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Princípe, que partilham a nossa língua: orientais, sempre apressados e resolutos no que fazem; e até orientais muçulmanas, com seus imponentes véus.

Pensei que somente no Brasil existia toda essa mesclagem de culturas, mas Coimbra não fica atrás. Tudo devido à abertura de suas portas à alunos estrangeiros (sou um deles), através de variados programas. O principal deles é o Erasmus, destinado a alunos europeus, sendo o maior e mais conhecido de todos. Por isso, há uma generalidade desse termo, aqui. Para os nativos, todos os alunos estrangeiros são Erasmus, mesmo que não pertençam a esse programa. Assim, sempre que eu me referir a esse termo, todos entenderão.

E dessa forma, a nossa estadia aqui é bem legal. Às vezes, estamos na sala de aula e ouvimos um professor explicar um assunto, ou dar uma informação acerca da disciplina, em português e depois em outra língua (geralmente inglês). Aqui todo mundo fala inglês a ainda outras línguas, como francês, alemão e italiano. E o interessante é quando nos deparamos com um grupo de alunos estrangeiros conversando em sua língua nativa, e logo após conversando com algúem em inglês e ainda por cima, trocando palavras em português. Variações, variações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário