sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Valencia: do Oceanário ao Parque de Diversões

Depois de quatro horas de viagem pelas estradas espanholas, à bordo de um ônibus superconfortável e desfrutando de paisagens "fixes" chegamos na segunda cidade de nosso roteiro, no início da noite. Da Estació de Autobuses até o hostel Indigo (muito bom, por sinal) já pudemos ter uma noção da agradabilidade desse lugar.





Valencia é uma cidade mimosa, também conhecida como cidade da flores. Possui uma leveza no clima,no ar. Senti-me mais jovem do que sou, ao contemplar uma miríade de pessoas fazendo exercícios físicos de todos os estilos. Ao passear pela manhã, atravessamos um parque verde, oo Jadín de Turia, que corta quilômetros do centro valenciano. Nesse parque, encontramos idosos, crianças, casais, famílias inteiras fazendo o velho "cooper", brincando nos escorregos e balanços (sim, os adultos também sobem nos brinquedos e entram na dança), fazendo ginástica. Nossa, muito legal, chega dava vontade de sair correndo também.


Mas o nosso alvo era a Ciutat de les Arts i les Ciències, um lugar fantástico. No primeiro dia visitamos o L'Oceanogràfic, o maior aquário oceanográfico da Europa. Lá, pude ver pela primeira vez, focas, pinguins, leão marinho, baleia branca, flamingos e tantos outros. E, o principal: o show de golfinhos. Um espetáculo emocionante, igual ao dos filmes. Haviam ainda muitas outras atrações, como os túneis dos aquários, por onde nós passávamos e podíamos ter um contato quase que direto com os animais. Vi também peixes dos mais variados tamanhos e cores (impressionantes) e os ctenóforos, um grupo de invertebrados parecidos com águas vivas, porém com uma diferença marcante, seu brilho que no corpo transparente fica bem mais explícito.



Ainda nesse dia, desfrutamos da beleza do El Palau de les Arts Reina Sofía e ainda o L'Hemisfèric, uma sala de cinema em 3D, que não possui tela, os próprios teto e paredes refletem a imagem projetada, uma coisa muito legal. Assistimos um documentário sobre dinossauros voadores e sua evolução, mas na verdade, eu dormi mais do que assiti (:O).




No outro dia visitamos, ainda na cidade das Artes, o El Museu de les Ciències Príncipe Felipe. Aqui há um exposição constante de tudo que se puder imaginar sobre ciência e suas aplicações. É tipo um Espaço Ciência (Recife-PE), só que numa escala muito maior. Foi bastante legal, pois aprendemos a explicação para vários fenômenos e nos divertimos muito, ressaltando que no meu grupo só tinha futuros cientistas (risos), estudantes de Matemática, Física, Química, Biologia e Letras(as colegas desse último curso não gostaram muito do museu, não preciso nem dizer porquê, né?).



Ainda nesse mesmo dia, dei uma volta rápida no centro de Valencia, visitando uma de suas torres, que nos permitem uma vista panorâmica da cidade. Não aconselho para quem tem medo de altura. Um fato engraçado aqui, é que para ter acesso a torre, tem que se pagar um bilhete (2€),
mas nós não sabíamos e entramos sem pagar. Quando estávamos no alto da torres percebemos que todos tinham em sua mão o tal bilhete e aí, descemos em disparada, antes que o guarda nos visse (risos). Isso foi mais uma lição para nós, sobre o que é Europa. As pessoas são honestas e não entram nos lugares sem pagar...mas eles tem que nos perdoar, pois não havia placas nem bilheteria ali. O segurança, a quem se pagava, ficava num lugar no outro lado da rua...quem quisesse entrar, chamava-o!



Aqui, como em Barcelona, comemos várias vezes o clássico kebab, uma espécie de sanduíche, só que com muita carne, verduras e molho. Isso foi nosso sustento na Epanha. Já viramos experts no assunto: em se tratando de kebab, chame-nos.



No mais, é isso. Gostei muito de Valencia. O Hostel em ficamos era muito legal e organizado (com uma diária em torno de 10€). Nossos colegas fizeram amizade com uma sul coreana, ganhando até convite para passar um dias em Frankfurt. Quem sabe eles vão...e eu pego uma carona, hehehehe. Para encerrar, depois de dois dias, seguimos para Madrid, de ônibus, saindo no início da madrugada da cidade das flores e chegando no amanhecer na capital espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário