sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Disciplinas do 2º semestre

Biologia Molecular: essa é uma das minhas preferidas. Já fiz Genética Geral /Bioquímica no Brasil, vendo muitos conteúdos (como replicação, tradução, transcrição), mas aqui é bem mais aprofundado. O fato de ser muito assunto complica, pois só temos uma prova ao fim do semestre, com todo o assunto. Essa cadeira só tem aulas teóricas.





Desenvolvimento de Plantas: é equivalente a nossa Sistemática de Fanerógamas. Muito conteúdo (vocês sabem que eu não gosto de estudar plantas), mas a disciplina é legal. O professor é bom, sabe muito! Há aulas práticas: com observações anatômicas e de cortes histológicos das mais variadas espécies. Pra passar, tem que decorar muitaaaaa coisa (por isso que não gosto). Estudamos a diferenciação e o desenvolvimento das plantas, mais especificamente angiospermas e gimnospermas. A taxonomia e sistemática aqui, são vistas em outra disciplina.



Fisiologia Vegetal: de novo plantas. Tenho que pagar logo as duas juntas. E outra, é o mesmo professor. Ainda bem que ele é bom, hein? Essa já é mais legal, pois não é só pra ficar decorando aquelas chatices. Aqui são mais processos, até que estou gostando. Mais difícil claro, mas legal. Temos aulas práticas, que são muito boas, e complicadas também (os experimentos). A professora das aulas práticas é muito legal e domina muito bem o conteúdo.


Evolução: pensei que ia gostar mais. Tô achando monótona. E outra, um bocado de coisas pra decorar. No semestre passado tive Zoologia, e na parte de vertebrados, o professor passou o conteúdo numa visão/temática evolucionista. Isso ajudou bastante, pois nas aulas atuais usamos sempre o conteúdo de Zoologia, e como eu havia decorado muitas coisas, agora é só revisar. Ah, mas nem tudo é ruim: há as partes polêmicas da aula e também fala-se muito de dinossauros (ou dinossáurios, como se diz aqui), e me apetece muito.


Avaliação Educacional: tema fantástico. Sempre digo aos meus colegas de licenciatura que o maior desafio da educação é a AVALIAÇÃO, na minha opinião. Na minha universidade brasileira não tenho uma disciplina só pra isso, por isso estou aproveitando aqui. Porém, detesto disciplinas pedagógicas, então o assunto é bom; mas a aula não me instiga. Mas dá pra ir. E vem aquela pergunta: como é que uma pessoa que está fazendo licenciatura não gosta de pedagogia? Vá se lá saber...eu não gosto! Aprendi isso na prática e aprenderei muito mais ainda! Faço-me entender, se calhar? Talvez se tirar o "h" da palavra. Meus colegas, que aqui estudam, entenderão!


Fisiologia Animal: quem colocou o nome dessa disciplina considera o homem um animal mesmo. Pois tudo, repito, TUDO, é baseado na fisiologia humana(entenderam a figura?). Não se citam animais, quer dizer, cita-se, aqui ou ali. Eu pensei que seria uma fisiologia comparada...e é, compara-se a fisiologia humana, com o homem (risos). Mas é uma cadeira muito boa, espetacular. Eu gosto muito, não se exige decorebas, mas reciocínio. O docente é bastante competente e aulas práticas longas e bem elaboradas.





Limnologia: não esperava fazer essa disciplina. É optativa na UFRPE. Estou gostando. É fácil (muitas coisas já vi no curso técnico de Química Industrial e em outras disciplinas como Ecologia e Sist. de Criptógamas). Temos aulas práticas, que são bem elaboradas e legais. Só uma coisa é chata: a docente é especialista em algas, e sempre puxa a sardinha para esse lado...já não suporto macrófita, clorófita, dinoflagelado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário