-Oh, que legal, que lindo!!
Sim, Praga é uma cidade muito agradável, agitada, envolvente. Estávamos no verão/2012, aos 35º C, o que era bom para mim, nato nordestino; sentir o calor novamente, embora eu já estivesse desacostumado.
Esta cidade, como capital da atual República Tcheca, parte da antiga Tchecoslováquia, é maior, mais agitada e mais desenvolvida que Bratislava, deixando assim um quê de poderio e soberania. Aqui, uma das maiores cidades europeias, temos o autêntico gosto (ou será tom, cor, cheiro, sabor?) do Leste Europeu. Uma autêntica cidade oriental,da Europa,é o que falo de Praga, um lugar que deixa saudade.Muito romântica também, procurada no inverno pelos casais apaixonados; mas para aventura, descanso e férias, nada melhor do que meados de Agosto, com seu Sol imponente.
Atrações e pontos turísticos não faltam, atendendo todos os gostos. Após chegarmos de ônibus- Eurolines a partir de Bratislava-, desembarcando numa rodoviária bem organizada e localizada, pegamos o metrô, que tem um preço legal, seguindo para o hostel. Aqui indico o St. Christopher (há uma rede em toda a Europa, muito bem referenciada), Mosaic Hostel. Muito bem equipado, organizado e envolvente. Com estrutura de hotel cinco estrelas, mas com alma de hostel. Não posso deixar de dizer que foi o maior hostel que já conheci, realmente muito grande. E haviam funcionários de várias partes do mundo, inclusive da Guatemala.
Pode-se ainda, ao lado do castelo, visitar a Catedral de St. Vita- gratuitamente-, marcada pelo estilo católico ortodoxo. Com figuras de cãos nos altos dos telhados ou a emergir das colunas exteriores. Essas figuras, aliadas à cor escura da pedra, não proporcionam sensação de estar numa Igreja, mas já estávamos acostumados com essa imagem, desde Viena, o que abriu nossos olhos para a "tolerância", afinal, estávamos no Leste. A catedral é linda por dentro, como muitas outras, marcada pela grandeza e semelhança com o estilo gótico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário