sábado, 27 de agosto de 2011

Preparativos para a viagem- 1


Se tem uma coisa que não é simples de se fazer, é a preparação para uma viagem internacional. Não falo de turismo, mas quando você vai pra ficar um considerável espaço de tempo. Isso exige muitos processos, afazeres e "aperreios".

Iniciando-se com a documentação exigida (que é monstruosa), o tempo e dinheiro gastos para adquiri-la. Mas tudo é possível com organização e antecedência. Por isso, um conselho que dou à futuros intercambistas: aproveitem todo o tempo...não deixando nada para última hora.

Além de tirar passaporte, na Polícia federal do Aeroporto, tivemos que ir á Polícia Federal do Cais do Apolo, em departamentos da UFRPE, no Ministério da Saúde, em bancos, além de visitar muitos cartórios, pois tudo tem que ser reconhecido e autenticado. Eu e os outros seis colegas que irão comigo angariamos toda a documentação e, já fomos ao consulado duas vezes, sem sucesso. Isso porque nosso seguro saúde não foi aceito.

Na verdade, fizemos o PB4 (do Ministério da Saúde), mas por não cobrir despesas em caso de repatriação, não pudemos usá-lo na retirada do visto. Assim sendo, fizemos uma pesquisa em várias agências de viagem e conseguimos um seguro bem legal, que atendia à todos os requisitos do consulado portugûes, além de nos fornecer outras vantagens. Portanto, graças à Deus, ao auxílio financeiro da CAPES (porque esse seguro tem um preço um pouco salgado) e aos nossos colegas, conseguimos resolver tudo hoje.

Por fim, tendo toda a documentação necessária (que foi corrigida "trocentas" vezes) para o visto, iremos muito em breve retirá-lo. Haja vista que tempo é ouro e nossa jazida já está vazia!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário